27 junho 2012

Academia de Vampiros, de Richelle Mead


Bom, acho que esta é a primeira resenha do blog em bastante tempo. Estou animada, então tenho que fazê-la sobre algum livro especial. Normalmente eu faria a resenha do livro 1 da série, mas eu preciso é fazer um resumão de todos os livros da série Academia de Vampiros, de Richelle Mead. Apenas postando neste parágrafo uma nota para estendê-lo um pouco, eu vou admitir que sou tiete desta autora, que vai melhorando suas tramas de um jeito praticamente impossível e sua narrativa prende e abraça o leitor de forma incrível. Academia de Vampiros, talvez não a série de livros vampirescos mais famosa do mundo, mas com certeza a mais elogiada por quem a leu. Acho que nunca li uma resenha que falasse mal desta série. Nunca mesmo.
E não é por nada. A estória conta sobre a vida de Rosemarie Hathaway, ou apenas Rose, e sua protegida Lissa, a princesa Vasilisa, a última Dragomir do mundo inteiro. Richelle Mead realmente inovou ao criar este universo diferente de vampiros, onde o romance proibido entre seres sobrenaturais já havia se tornado clichê. Por exemplo, Crepúsculo, onde Edward e Bella realmente não podem ficar juntos - existem os Volturi para atrapalhar. Mas em Academia de Vampiros não. Nesta série a escritora pesquisou várias fontes sobre vampiros até encontrar uma lenda da Sérvia, onde os antigos acreditavam em vários tipo de vampiros: os Moroi Strigoi. Confesso que a autora inventou, sim, a história dos dampiros, mas ela baseou-se em algo "real". Enfim, a história se baseia nestas duas adolescentes cujos futuros estavam há muito decididos: Lissa moraria na Corte e Rose seria sua guardiã, do mesmo jeito que todos os dampiros eram.
A história começa com Rose e Lissa sendo capturadas e levadas até a Academia São Vladimir, onde são punidas não apenas pela diretora, mas pelos professores também. É lá que Rose conhece Dimitri e ele se encarrega de treiná-la para que consiga alcançar os outros alunos com as matérias que ela perdeu enquanto estava fora. Ah, Dimitri. Dimitri é simplesmente o amor da vida de Rose. Os dois são tão apaixonados, mas tão apaixonados, que tentam fazer o que é certo um para o outro. Além disso, Rose tem Lissa. E Lissa tem Dimitri. Ambos os dampiros (Rose e Dimitri) são os guardiões da princesa, e nunca seria possível que uma relação entre eles não afetasse em nada seu comprometimento para com Lissa. É por isso e outras razões que Dimitri prefere ficar afastado de Rose.
No primeiro livro, a situação principal é a doença de Victor Dashkov, "tio" de Lissa, e sua obsessão em se curar. Ele tem uma doença rara cuja cura ainda não foi descoberta e que apenas pode ser revertida se um usuário de espírito (no caso Lissa) usasse toda a sua magia na vítima. E sabendo que Lissa não iria voluntariar-se para morrer, ele a engana e a sequestra quase no final do livro, depois de muitas enrolações. Enquanto o sequestro e a tortura contra Lissa ocorrem, Rose e Dimitri estão "enrolados" em uma magia de luxúria, que os faz querer um ao outro. E vou parar por aqui para não dar muitos spoilers. Queria apenas dar uma resumo bem resumido da estória do primeiro livro.
E não posso simplesmente pular o livro 2, um dos melhores da série, por sinal. Ele explora um pouco mais a relação de Rose e Dimitri, e a situação de guerra entre os Moroi e Strigoi. Tanta é a rebelião dos vampiros sedentos por sangue que todos os Moroi e dampiros em treinamente são obrigados a esconder-se em uma estação de Ski e é lá que um novo personagem entra na história. Adrian, um de meus personagens preferidos, é o sobrinho favorito da Rainha Tatiana, a soberana de todos os Moroi, e que desde cedo demonstra sua atração por Rose. Ele é um dos únicos que sabe da relação entre Rose e Dimitri, na verdade. Enfim, a história envolve o sequestro de Mason, Rose, Lissa e Christian, que são mantidos em cativeiro por vários Strigoi. Não querendo dar muitos spoilers, vou parar de escrever aqui.
Então temos o terceiro livro, Tocada pelas Sombras, o meu favorito. Para mim, este foi o melhor e mais recheado livro de todos, apesar de não ser o maior deles. Talvez porque ele contenha a guerra, ou então porque a relação entre Rose e Dimitri realmente acontece neste livro. Neste e no livro 4, mas neste último apenas por prazer. Eu me apaixonei mesmo é por este terceiro. O porquê disso é que agora Rose é uma das mais aclamadas guardiãs em treinamento do mundo. Já matou dois Strigoi maduros e praticamente sem treinado, e ainda por cima com uma espada pouco afiada. Ela é simplesmente a melhor. Mas é neste livro que isso começa a ser questionado por conta de sua talvez-insanidade-mental. Ela começa a ver fantasmas, normalmente o de Mason, morto no segundo livro, e pensa que eles apenas a querem azucrinar. Mal sabe ela que eles estão tentando avisá-la de uma certa negligência nos escudos Moroi, e que os Strigoi estavam se preparando para atacar. A guerra acontece por causa disso, e Richelle Mead narra isto com tanta naturalidade que qualquer pessoa não consegue parar de ler. Foi com este livro que Academia de Vampiros subiu na minha lista e empatou com Amanhecer e Sussurro (da série Hush, Hush). E foi com este livro que Richelle Mead me fez chorar. O sofrimento de Rose é tão intenso que eu chorei até que minha barriga doesse. Tudo isto porque Dimitri agora era um Strigoi.
Isto me leva ao quarto livro, Promessa de Sangue, onde Rose embarca em uma missão para matar Dimitri (como um último favor a ele, já que quando ele ainda era dampiro havia dito que preferia morrer a ser um Strigoi). Ela conhece Sidney, uma alquimista encarregada em sumir com os corpos de Strigoi que Rose deixa em seu caminho e a família de Dimitri, com quem convive por algum tempo. Na Rússia, ela conhece seu pai e ele a obriga a sumir dali, mas ela é capturada por Dimitri antes disso. Foi por causa disso que Promessa de Sangue não se tornou o primeiro da minha lista de preferidos: a parte em que Rose fica com Dimitri é muito grande, e depois de um tempo começa a ficar chata. Dimitri se alimenta de Rose e esta gosta da endorfina libertada, o que a faz não querer sair dali. Felizmente, ela consegue escapar e durante uma perseguição crava uma estaca de prata em Dimitri. Mas ela acertou mesmo no coração? Só o terceiro livro pode dizer.


PS: se vocês acharem alguma coisa que faça referência outro blog,  que eu acho que não tem, é porque peguei essa resenha de um outro blog meu, agora já excluído.
PS2: todos os livros são 5 cupcakes, exceto o 1º, que é 4 cupcakes, e inclusive o 5º, que já tive a oportunidade de ler, mas ainda não resenhei.

Um comentário:

  1. Sempre tive muita curiosidade de ler os livros da academia de vampiros (amo vampiros <3) ainda bem que não são muito caros, né? Adorei a sua resenha, bem completa mesmo, me deixou ainda mais curiosa para ter os livros em mãos!
    Gostei muito do blog, do lay...seguindo ;)
    Bjs de Uma menina leitora
    http://umameninaleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Bookaholic, lembre-se de que eu amo uma boa opinião!
PS: divulgue apenas blogs literários. ♥