02 novembro 2012

Então quem manda agora é E.L. James

Quando Anastasia Steele entrevista o jovem empresário Christian Grey, descobre nele um homem atraente, brilhante e profundamente dominador. Ingênua e inocente, Ana se surpreende ao perceber que, a despeito da enigmática reserva de Grey, está desesperadamente atraída por ele. Incapaz de resistir à beleza discreta, à timidez e ao espírito independente de Ana, Grey admite que também a deseja - mas em seus próprios termos...
Não é como se eu pudesse ler a série dos Cinquenta Tons, mas eu sei muito bem que ela é o sucesso do momento. Há várias e várias semanas os livros de E.L. James se segura no topo da lista dos mais vendidos em todo o mundo! Que eu tenha ouvido dizer, a série não passa de um Crepúsculo para adultos, mas quem lê fica apaixonado por Christian Gray e Anastia (eu não sei o sobrenome dela, mas OK). A situação é que a Cinquenta Tons se tornou, simplesmente, a série de maior sucesso da década. Mais livros vendidos do que todos os sete livros de Harry Potter. Vê se pode?

 Imagem Claro que eu nunca li Harry Potter também, para dizer e comentar, porém eu não sou uma completa ignorante e tenho certeza de que J.K. Rowling virou um pouquinho rica e ganhou alguns milhões aqui, outros milhões ali. O sucesso desses bruxinhos foi tão grande que ficou no topo de série de livros mais vendida do mundo por vááááááários anos! Não, com certeza de não é mentira que Harry Potter foi a série da década passada, e da outra ainda também. Mas pois é! O quanto de sucesso essa série fez no passado, Cinquenta Tons supera; e tudo isso vem de uma série de fanfics, vê se dá para acreditar!
Digamos que todo esse sucesso rende a E.L. James alguma coisa por volta de U$ 1 milhão por semana. Por. Semana. Já foram vendidos mais de 20 milhões de exemplares, mas, no tempo em que você ler este post, os números estarão desatualizados. Sim, é verdade! E, bom, contando que um mês tenha 4 semanas e um ano tenha 12 meses... nesse meio tempo ela já terá mais de U$ 48 milhões! Fora isso ainda tem todos os dinheiros de patrocinadores e mídia e algumas outras coisinhas, além dos U$ 10 milhões que ela recebeu para que seus livros fossem adaptados para o cinema. Nem um pouco rica, hein?
E acredite bem no que eu digo; se você procurar resenhas dessa série e fizer um levantamento de todas elas, verá como são raras as resenhas completamente positivas. A maioria delas fala sobre termos coloquiais demais, coisas muito detalhadas, um tema adulto abordado bem demais. Como se entende isso? Se a maioria das resenhas são negativas, é muito difícil concluir o que leva as pessoas a consumirem tanto assim essa série. E hoje em dia é tão fácil publicar sua opinião na internet que basta escrever qualquer coisa no teclado e clicar em publicar. E, ainda por cima, muita gente lê a resenha antes de chegar na livraria e comprar o livro, simplesmente. Cinquenta Tons é a série mais vendida da década e você pode encontrá-la em qualquer livraria que se diga decente, mesmo que seja a cidade com menos habitantes no mundo (tirando desertos, meio de florestas, porque, né, os meios de transporte podem ser um tanto quanto difíceis de... bem).
Uma resenha positiva pode ser apenas porque a pessoa que a escreveu tem mal gosto, claro. Agora, milhares e milhares de resenhas positivas normalmente indicam que o livro é bom. E isso não acontece com Cinquenta Tons não, porque isso daqui não é Os Instrumentos Mortais ou Harry Potter, não, hein. Então, será que é por curiosidade para saber qual é a desse tal de Gray que todo mundo fala? Ou, no fundo, o povo simplesmente gosta de um romance [bem] adulto [do tipo que pessoas da minha idade realmente não podem ler]?
Procure na internet, também, quantos livros se originaram dessa série, Cinquenta Tons. O Bruno Miranda, do blog Minha Estante, separou alguns bizarros que se basearam na história de E.L. James. Quer ver? Clique aqui. Todos eles são de outros autores que quiseram fazer uma brincadeira com a série e, quem sabe, fazer um pouquinho - mas só um pouquinho mesmo, já que é como uma paródia - de sucesso.
Atualmente, a empresa responsável pela adaptação cinematográfica está passando pelas fases de escolha do elenco, e o maior burburinho é sobre que ator irá interpretar o sedutor Christian Gray. Eu não sei se há algum tipo de previsão para a estreia da franquia no cinema, e não posso dar minha opinião sobre nada porque nunca li nenhum dos livros, não posso e não pretendo ler. Mas ignorem meu preconceito. Você gosta da série Cinquenta Tons? Não se intimida pela escrita de E.L. James?

Um comentário:

  1. eu aind anao li, mas tenho os dois primeiros em casa
    eu nao me sentiria intimidada pela escrita da mulher, é só um livro cara.
    mas tem gente que se sente assim, fazer o que.
    eu acho que se a pessoa nao gosta do livro nao é pra ler. pq depois fica de frescura falando que nao deveria ter lido e bla bla bla
    u-u
    affe isso me da raiva
    ninguem obriga a pessoa a ler livros assim
    mas parece q ela se sente obrigada pra depois ficar reclamando auashuhuhu conheço vparios assim
    eu vou ler toda a trilogia
    pq eu gosto de livros eroticos e to nem ai pro que pensam :)

    ResponderExcluir

Bookaholic, lembre-se de que eu amo uma boa opinião!
PS: divulgue apenas blogs literários. ♥